- Área: 200 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Fernando Satt
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Fabricantes: Casa do Cortén, Deca, Eliane, Franke, Gail, Portinari, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do primeiro Tasting Room ou sala de degustação da Cervejaria Dogma teve início no final de 2016. A Cervejaria, que produz artesanalmente como cigana há 2 anos e já era conhecida no cenário paulistano por suas IPA’s (India Pale Ale), vinha de um sonho que acompanha os três sócios desde o início da criação da marca.
A escolha do bairro, centro da cidade, foi uma pedida em conjunto da arquiteta e de um dos sócios, que gostariam que a cervejaria fosse de fácil localização a qualquer morador da cidade e para que fosse levada a cultura da cerveja artesanal a outros bairros da cidade, além do já saturado bairro de pinheiros.
A busca pelo imóvel com características próximas a um galpão de vão livre levou um certo tempo e quando encontrado, percebeu-se que a reforma do local seria algo muito maior do que a simples troca de revestimentos. A estrutura do espaço estava em condições bem ruins e comprometiam a segurança do local, não haviam paredes, os pilares em madeira não tocavam o solo e as telhas apresentavam amianto na sua composição o que levou a uma transformação radical do local, que já havia sido uma igreja e uma oficina mecânica. Apenas a estrutura em madeira do telhado permaneceu, pilares metálicos foram inseridos, o piso foi reforçado e as paredes foram construídas.
O projeto abriga um espaço menor de salão para degustação e um espaço maior de fábrica. A fábrica teve de seguir rigorosos padrões de exigência, pois deveria cumprir certas normas de higiene e funcionamento, próprios de uma cervejaria. O salão seguiu o conceito de uma arquitetura mais limpa, sem poluições decorativas, a iluminação e composição dos materiais na sua essência garantiram todo a claridade, aconchego e beleza do local que une elementos em tijolos de demolição, concreto e madeira pinus.
O mobiliário exclusivo foi uma pedida dos clientes. Assim a arquiteta projetou todos estes elementos, desde os armários expositivos, mesas, cadeiras altas, bancos até as lousas que expõe os nomes das cervejas e a régua de degustação. Tudo foi baseado no conceito do triângulo, próprio da marca da cervejaria. Por fim, chamaram o artista Caio Stolf, responsável pelos criativos rótulos das cervejas para expor um painel seu em uma das paredes do local.